domingo, maio 04, 2008

Sadhus

Sadhus são pessoas que se afastaram do caminho trilhado pela maioria, escolhendo a prática de técnicas ascéticas. Eles têm o mínimo possível de posses materiais: uma ou duas peças de roupa, um pote –que tanto serve para beber água quanto para colocar os alimentos e às vezes algum bastão ou tridente que simbolizam sua consagração. Alguns praticam a meditação, outros praticam diversas técnicas de controle do corpo e da mente. Os Sadhus recebem apoio e suporte da sociedade indiana, pois, os consideram exemplos vivos da superioridade da alma sobre a mente e da mente sobre o corpo.

Os Dreads começaram a ser utilizados como estilo de vida pelos Sadhus, homens sagrados na índia que optaram por abdicar da vida material renunciaram a suas castas e dedicam-se à procura da iluminação espiritual.
Sadhu famoso: Goa Gil (Escritor e DJ).
A propagação dos dreads pelo mundo se deu principalmente pelo surgimento de Robert Nesta Marley e The Wailers que levaram ao mundo a musica reggae e consequentemente a cultura Rastafar I. Desde então o número de endredados se multiplicou em todas as partes do mundo e hoje técnicas especializadas proporcionam a todas as pessoas com todos os tipos de cabelos a se tornarem DreadLoks.
Dread-lock não é apenas um estilo, mas sim uma forma de vida, uma arte individual, a expressão de crenças, a exaltação de sentimentos positivos...

====Breve História da Cultura Rastafari====O Rastafarianismo surgiu na Jamaica por volta de 1927 com as pregações do evangélico Marcus Moziah Garvey, que misturava em seus sermões política e orgulho racial. Baseado no Velho Testamento da Bíblia, o rastafarianismo prega o repatriamento da África (Terra Mãe) sendo a Etiópia a Terra Prometida.
O termo rastafari deriva do nome do ultimo imperador da Etiópia “RAS TAFARI MEKONNEN” que assumiu o codinome de “HAILE SELASSIE”, considerado pela ideologia Rastafari a encarnação de Deus na Terra, um Deus negro e vivo que conduziria o povo africano para a libertação.
Ser Rasta é uma forma de vida e não uma religião. Os Rastafaris lutam contra a opressão, pobreza e desigualdade social, pregando a paz para uma boa convivência entre todos os humanos.

Nenhum comentário: